<$BlogMetaData$>

domingo, maio 28, 2006



Holanda


São 13 vitórias em 19 jogos, um aproveitamento de 77% - 14% maior que o do favoritíssimo Brasil comandado por Parreira.

É em decorrência disso que tanto a equipe da Holanda, quanto seu treinador, o ex-jogador van Basten, vêm sendo recorrentemente elogiados pela crítica especializada.

Motivos para isso existem, mais de um deles na realidade.

Logo ao assumir a Laranja Mecânica – após o fim da Eurocopa de 2004 – van Basten promoveu uma grande renovação em seu elenco.

Atletas tarimbados como Kluivert, Davids, Seedorf e Makaay foram preteridos em favor de jovens, que em sua maioria atuam em clubes holandeses, foi graças a isso que surgiram nomes como Kuit, Landzaat, Maduro e Hasselink.

Mas isso não significa que van Basten abdicou da experiência em seu time.

O próprio afirmou que o ideal é possuir um atleta experiente em cada posição.

No gol o titular é Van Der Sar, 35 anos, na defesa à presença do lateral-esquerdo van Bronckhorst, 31, o meio-de-campo deve ser integrado por Phillip Cocu, 35, e van Nistelrooy é nome certo no ataque da seleção.

Além disso, a Holanda possui uma defesa sólida, tendo sofrido apenas 3 gols nas Eliminatórias Européias para a Copa; dois pontas velozes – Kuit e Robben – e um centroavante dotado de um raro faro de gol – van Nistelrooy – formam o eficiente trio de ataque da equipe.

Em virtude da ausência da Seleção na Copa de 2002, há um sentimento especial em realizar uma campanha acima da média na Alemanha.

Contudo, os adversários do grupo D – considerado o grupo da morte – podem complicar a Holanda. Sérvia e Montenegro, Costa do Marfim e Argentina são seleções fortíssimas, tornando imprevisível o desfecho da chave.

Ademais, preocupa o fato da Laranja Mecânica não ter vencido nenhuma seleção tradicional sob o comando de van Basten, foram dois empates – contra Inglaterra e Alemanha – e uma derrota frente a Itália, sendo essa a única partida em que a Holanda foi derrotada nos 19 jogos que o atual técnico treinou o time.

A seleção foi desclassificada pelo Brasil nas duas últimas Copas que participu - em 94 ao ser derrotada por 3 a 2 e em 98 nos penaltis após um empate no tempo normal - a intenção é, obviamente, conquistar seu primeiro título mundial, porém se de quebra a Holanda deixar a canarinho no caminho, melhor ainda.


Provável Time Titular : van der Sar; Kromkamp, Heitinga, Mathijsen e van Bronckhorst; Cocu, Landzaat e van der Vaart; Kuit, van Nistelrooy e Robben.

A Lista Completa:

GOLEIROS - van der Sar (Manchester United), Timmer (AZ) e Stekelenburg (Ajax)


DEFENSORES - Ooijer (PSV), van Bronckhorst (Barcelona), Kromkamp (Liverpool), Heitinga (Ajax), Mathijsen (AZ), Jaliens (AZ), Boulahrouz (Hamburgo) e de Cler (AZ).


MEIO-CAMPISTAS - Landzaat (AZ), Maduro (Ajax), van Bommel (Barcelona), Cocu (PSV), van der Vaart (Humburgo), Sneijder (Ajax).


ATACANTES -Robben (Chelsea), Kuijt (Feyenoord), Hesselink (PSV), van Persie (Arsenal), van Nistelrooy (Manchester United) e Babel (Ajax).

1 Comments:

Blogger Marcel Jabbour said...

Belissima seleção.

Sempre me espantou um país pequeno como a Holanda revelar tanto bons jogadores em sua história.

Esse a equipe é prova disso. Um grande time mesmo deixando de fora nomes renomados que já foram citados no texto. Destaco ainda a ausência do jovem e talentosíssimo Huntelaar.

6:38 PM  

Postar um comentário

<< Home