<$BlogMetaData$>

sábado, junho 03, 2006

Artigo - Privilégios de um anfitrião

Segundo os ditos futebolísticos a torcida é o 12º jogador, em Copas do Mundo isso parece ser realmente verdade. Normalmente o país sede da competição realiza grandes campanhas, um claro exemplo foi à última Copa do Mundo disputada na Coréia e no Japão. Os coreanos almejavam pouco no começo do campeonato, queriam apenas conquistar uma das vagas de seu grupo na primeira fase do torneio (grupo formado por EUA, Portugal e Polônia), porém, algo extraordinário aconteceu e a equipe conseguiu chegar até as semi-finais da Copa (terminando a competição em 4º lugar).
Outro exemplo é a seleção mexicana, o país sediou as Copas de 1970 e 1986, nestas duas edições o time conseguiu seus melhores resultados em Copas do Mundo, um 6º lugar (em 70 os mexicanos perderam de 4 a 1 para a Itália e em 86 foram derrotados nos pênaltis para a Alemanha Ocidental).
Diversas histórias como essas ocorreram nos mundiais, em 1954 o torneio foi realizado na Suíça, e assim como os mexicanos e os coreanos, a seleção Suíça também conquistou seu melhor resultado na competição, chegando até as quartas-de-final, sendo derrotada pela Áustria por 7 a 5 (essa foi a partida com maior número de gols da história das Copas).
Porém, não são apenas as “zebras” que se dão bem ao sediarem o torneio, Uruguai (1930), Itália (1934), Inglaterra (1966), Alemanha (1974), Argentina (1978) e França (1998) levantaram a taça perante a sua torcida.
Podemos concluir que jogar em casa realmente é muito bom, mas isso não é garantia de título, nós brasileiros já sofremos com isso em 1950, quem sabe agora seja a vez dos alemães. Para aqueles que acreditam que a seleção da Alemanha possa cair logo na primeira fase, aí vai um aviso, nunca na história do mundial a anfitriã caiu antes das oitavas-de-final. É bom ficar atento!

Países sedes das Copas do Mundo:

Copa de 30 – Uruguai (Campeão)
Copa de 34 – Itália (Campeã)
Copa de 38 – França (Quartas de final)
Copa de 50 – Brasil (Vice campeão)
Copa de 54 – Suíça (Quartas final)
Copa de 58 – Suécia (Vice campeã)
Copa de 62 – Chile (Semi finais)
Copa de 66 – Inglaterra (Campeã)
Copa de 70 – México (Quartas de final)
Copa de 74 – Alemanha (Campeã)
Copa de 78 – Argentina (Campeã)
Copa de 82 – Espanha (Quartas de final)
Copa de 86 – México (Quartas de final )
Copa de 90 - Itália (Semi finais)
Copa de 94 - Eua (Oitavas de final)
Copa de 98 - França (Campeã)
Copa de 2002 – Japão (Oitavas de final) Coréia do Sul (Semi finais)