<$BlogMetaData$>

terça-feira, junho 13, 2006

CORÉIA DO SUL 2 X 1 TOGO

Resumo dos 90 minutos:

Neste jogo aconteceu a segunda virada na Copa da Alemanha e um dos primeiros tempos mais chatos desta edição. A seleção de Togo abriu o placar aos 30 minutos do primeiro tempo, após uma falha de marcação da equipe coreana. Na segunda etapa o zagueiro togolês, Abalo, fez falta por trás no meio campista, Park Sung, e foi expulso de campo. Na cobrança o atacante, Chun Soo, marcou o primeiro gol da Coréia do Sul nesta Copa do Mundo.
A virada do time asiático aconteceu aos 71 minutos de jogo, quando o meia Ahn acertou um belo chute de fora da área com a perna direita, decretando números finais a partida.

Quem brilhou em campo?

Gostei bastante de dois jogadores da Coréia do Sul, principalmente no segundo tempo. O número 7, Park Sung (Manchester United) demonstrou ter habilidade e competência para armar as jogadas ofensivas. Na segunda etapa o meia do Manchester ganhou um parceiro na armação das jogadas, o número 9 Ahn (Disburgo), que entrou no lugar do zagueiro Jin Kyu (a partir desta substituição a equipe passou a atuar no 4-4-2).
Os dois jogadores trabalharam muito bem a bola no segundo tempo, fazendo com o time asiático parasse de jogar através de lançamentos inúteis. Outro fator de destaque foi à utilização das laterais por parte da equipe coreana (algo que não aconteceu nos primeiros 45 minutos), os dois meias começaram a distribuir o jogo por este setor do campo fazendo com que o time atacasse com mais eficiência.

O que cada equipe precisa corrigir?

A equipe do treinador Dick Advocaat (Coréia) demonstrou certas deficiências em campo, principalmente pelo lado esquerdo de sua defesa. O ala Young Pyo sobe bastante ao ataque, porém, suas costas ficam sempre a disposição dos jogadores adversários (a maioria dos lances ofensivos da seleção de Togo aconteceram por esse lado do campo). Outro erro do time coreano foi à insistência (principalmente no primeiro tempo) nos lançamentos, que além de não levar perigo algum ao time de Togo, fazia com que a seleção da Coréia tivesse menor controle do jogo.
Já a seleção africana erra muitos passes, alguns contribuíram para a construção de contra-ataques coreanos. Falta criatividade ao meio campo togolês, que como os asiáticos realizaram muitos lançamentos durante toda partida (em um deles saiu o gol da equipe).

Porém, o time realizava uma partida regular até a expulsão do zagueiro Abalo (expulso após uma falta por trás no meia Park Sung). A partir de então o time se perdeu e sofreu a virada (com a expulsão a equipe começou a jogar no 4-4-1).

Quem deve chegar mais longe nesta Copa?

As duas equipes possuem deficiências que precisam ser concertadas, não acredito que nenhum dos dois times possa ir muito longe nesta Copa do Mundo. A Coréia independentemente da vitória, mostrou possuir uma equipe mais bem estruturada (principalmente no segundo tempo), já os togoleses, precisam sincronizar seu meio campo com o ataque, pois caso contrário, à equipe não sairá da primeira fase.


Texto Ricardo Levy

Análise Tática por Rakal D'Addio, arte por Marcel Jabbour.