O Grupo E pode ser considerado o verdadeiro grupo da morte nesse mundial. Na última rodada a ser disputada para definir os classificados às oitavas-de-final, todas as equipes ainda tinham chances reais de avançar para a próxima fase.
Para se classificar a seleção de Gana tinha que obter uma vitória na rodada final contra os Eua. Já a seleção americana precisava vencer a partida e torcer por uma vitória da Itália frente a Republica Checa.
A partida começa com pouca movimentação das equipes e com quase 15 minutos de bola rolando, nenhuma chance de gol tinha sido criada por nenhum dos times. A marcação forte dos Estados Unidos prevalece no meio de campo, fazendo com que a seleção africana fique impossibilitada de armar jogadas mais criativas e conseqüentemente chegar com mais perigo à meta do goleiro Keller. Com essa forte marcação, Bruce Arena, técnico americano, tenta impedir as rápidas saídas de Gana, comandadas por Appiah.
Aos 21 minutos, o capitão Cláudio Reyna, perde a bola em disputa com Dramani que sai na cara do gol e abre o placar. Quase no mesmo momento em que saiu o gol nessa partida, no outro jogo do grupo, a Itália também abre o marcador. Nos restante do primeiro tempo, o panorama da partida pouco se altera e quase nenhuma oportunidade é criada, pelo menos até os 42 minutos, quando Gana também erra a saída de bola e Dempsey não perdoa empatando a partida, e quando pênalti é marcado para os africanos que acaba sendo convertido por Appiah aos 47 minutos.
Por estar garantindo sua classificação, no inicio do segundo tempo, a seleção africana impõe um ritmo bastante lento à partida e o time americano mesmo sendo eliminado da competição, também não consegue oportunidades para empatar a partida. Apenas aos 10 minutos chuta-se a primeira bola no gol. Aos 20 minutos, em jogada pela esquerda de Lewis, a bola é cruzada para a área e depois de uma cabeçada, acaba batendo na trave direita da meta do goleiro Adjei de Gana. Logo em seguida, em cobrança de escanteio outra cabeçada, agora do zagueiro Onyewu, a bola passa por cima do gol. Nos 15 minutos finais de jogo, nada de perigoso e que pudesse alterar o resultado da partida aconteceu.
Com a vitória sobre os americanos e com a derrota da Republica Checa diante da Itália, Gana passa para as oitavas-de-final, juntamente com o time italiano. As duas seleções esperam a definição dos classificados do Grupo F, que tem Brasil, Croácia, Austrália e Japão.
Análise Tática por Rakal D'Addio, Arte Gráfica por Marcel Jabbour, texto por Renato Sardim.
0 Comments:
Postar um comentário
<< Home