<$BlogMetaData$>

quinta-feira, junho 15, 2006

EQUADOR 3 X 0 COSTA RICA


O Equador conquistou um resultado histórico hoje. A vitória de 3x0 sobre a Costa Rica fez o time sul-americano avançar pela primeira vez à segunda fase de uma Copa do Mundo.
Assim como na primeira partida contra a Polônia, os equatorianos abriram o placar no início do jogo e depois seguraram o resultado, aproveitando os contra-ataques com grande velocidade.


PRIMEIRO TEMPO


O primeiro gol veio logo aos 8 minutos. Carlos Tenório aproveitou o cruzamento vindo da direita e só teve o trabalho de desviar de cabeça, marcando seu segundo gol na competição.


A Costa Rica pouco ameaçou os equatorianos, que marcam muito bem e sabem tocar a bola. O centroavante Wanchope pouco foi acionado, diminuindo ainda mais as chances costarriquenhas na partida.


Para tentar dar mais força ofensiva à sua equipe, o técnico Alexandre Guimarães tirou o volante Fonseca para a entrada do atacante Sabório. Porém, a alteração não surtiu muito efeito, pois a bola continuou não chegando aos atacantes caribenhos.


Contente com o placar os equatorianos não se preocuparam em pressionar os adversários e o primeiro tempo acabou sem muitas emoções a mais.


SEGUNDO TEMPO


Na volta para a segunda etapa, Luis Suarez tirou o autor do gol Carlos Tenório, que era dúvida antes da partida, para a entrada do experiente Ivan Kaviedes.


A Costa Rica Voltou para o jogo tentando pressionar os sul-americanos, tentativa sem sucesso, ainda mias com segundo gol equatoriano marcado por Delgado aos 10 minutos, após a bela tabela com o lateral De La Cruz.


Com o 2x0 no placar, o Equador teve mais motivos para usar suas maiores características: marcação em cima e vigor físico para armar contra-ataques em alta velocidade. E foi no segundo minuto dos acréscimos que o Equador colocou a cereja no bolo. Em um rápido contragolpe, Kaviedes completou o cruzamento de Mendez e deu números finais a bel vitória equatoriana.


EQUADOR É SURPRESA?


Mais ou menos. O jogo de hoje foi muito parecido com o de semana passada. Talvez um pouco mais tranqüilo devido a fragilidade da Costa Rica.


Na verdade essa vitória demonstra que o Equador talvez já possa ser apontado como a terceira força da América do Sul. A segunda classificação consecutiva à uma Copa do mundo já não parece um acaso, muito menos um resultado que deve ser creditado exclusivamente à altitude de Quito.

Análise Tática por Rakal D'Addio, arte gráfica e texto por Marcel Jabbour.