<$BlogMetaData$>

sábado, junho 17, 2006

IRÃ 0 X 2 PORTUGAL

Portugal foi a sexta equipe a se classificar para as oitavas de finais dessa Copa. Sem muito brilho, mas com futebol efetivo, os portugueses se isolaram na liderança do Grupo D e mandaram Irã de volta para casa.

Assim como contra Angola, Portugal foi pra cima do adversário. Felipão mudou o meio campo de sua equipe, apostando em três campões da Europa de 2004; Petit, Tiago e Simão deram lugar à Costinha, Maniche e Deco.

Logo aos 12 minutos, Deco quase abriu o placar após um belo passe de Figo. O luso-brasileiro chutou forte para a boa defesa de Mirzapour.

Mesmo com a o meio–campo fortalecido, Portugal continuava a explorar em demasia as jogadas pelas pontas com Cristiano Ronaldo e Figo, e com uma defesa bem postada, o Irã se defendia bem e apostava no contra-ataque para surpreender os portugueses.

Na segunda etapa, o jogo permaneceu igual até que aos 17 minutos, quando em boa jogada de Figo, Deco recebeu passe do meia e acertou um belo chute de fora da área: 1x0 Portugal.

Com a derrota, os iranianos sairiam da Copa, por isso a equipe avançou e deixou espaços. Aos 36, em um rápido contragolpe, Figo escapou pela esquerda e sofreu pênalti. Com muita tranqüilidade, Cristiano Ronaldo decretou 2x0 e a classificação dos lusitanos, a primeira desde 1966, na Inglaterra.

PORTUGAL

Felipão armou uma equipe competitiva. Com bons momentos de toque de bola, a equipe chega à segunda fase do Mundial sem muito brilho, mas também sem muitos problemas. O jogo contra o México serve de teste, além de definir se os portugueses irão terminar como líderes ou não. A sorte de ter caído em um grupo fácil, pode virar já que nas oitavas, os portugueses enfrentarão Argentina, ou Holanda.
A volta de Deco melhorou a equipe, apesar de mais uma vez o artilheiro Pauleta ter sido pouco acionado. Talvez a pouca aproximação de Figo e Ronaldo junto à Pauleta seja uma das causas dos poucos gols de Portugal, frente a duas seleções consideradas fracas.

IRÃ

Nem a experiência internacional de muitos de seus jogadores fez com que a equipe do Oriente Médio surpreendesse nessa Copa. O próximo jogo contra Angola é a oportunidade dos iranianos marcarem pelo menos um ponto nesse mundial.

Análise Tática por Rakal D'Addio, Arte Gráfica e Texto por Marcel Jabbour.