<$BlogMetaData$>

sexta-feira, junho 23, 2006

FOCO EM RONALDO
Westfalenstadion. O nome difícil de pronunciar foi o palco para um brasileiro de nome fácil entrar para história. Ronaldo Luiz Nazário fez o que mais sabe fazer: gols. Dois. Gols que o deixaram mais uma vez no topo. Ronaldo já é o maior artilheiro da história das Copas, junto com o alemão Gerd Muller. São 14 gols, marcados nas copas de 98, 2002 e 2006.

Desde o inicio profissional no Cruzeiro, o até então Ronaldinho já mostrava intimidade com as redes. Em 14 jogos, marcou 12 gols pelo clube mineiro. O talento do jovem garoto garantiu-lhe a presença na Copa de 94 e atraiu a atenção do PSV Eindhovem.

Na Holanda, os números do atacante continuaram impressionantes: 30 gols em 32 jogos na temporada 94/95 e 12 gols em 13 jogos na temporada 95/96.

Foi nesse momento que o poderoso Barcelona resolveu levar o brasileiro para a terra das touradas. No Campeonato Espanhol, Ronaldinho balançou as redes 34 vezes em 37 partidas.

Com 20 anos, Ronaldinho já era o melhor do mundo e seu futebol lhe rendeu a mais cara transferência da história do futebol na época. Com a ida para a Inter de milão, os mais pessimistas já faziam previsões, dizendo que seu futebol sumiria no disputado e duro futebol italiano. Que engano. Lá Ronaldinho virou Fenômeno e continuou marcando muitos gols.

Em 1998 chegou a chance de Ronaldinho mostrar seu futebol na Copa do Mundo da França. Eleito como o melhor do mundo em 96 e 97 pela FIFA, todos os holofotes apontavam para o atacante, que ainda tinha apenas 21 anos e chegava como maior estrela da seleção canarinho.

Apesar de uma boa Copa em que marcou 4 gols, o episódio que ficou marcado foram as convulsões de Ronaldinho horas antes da final contra a França. A derrota por 3x0 deixou uma frustração imensa nos brasileiros. No ano seguinte Ronaldinho sofreu uma séria contusão no joelho e depois de mais de uma temporada se recuperando, o artilheiro sofreu nova contusão no joelho direito, que pois em dúvida se um dia poderia ou não voltar a jogar futebol.

Após mais um árduo período de recuperação, Luis Felipe Scolari decidiu apostar em Ronaldo, levando-o para a Copa de 2002. Ao mesmo tempo que sua volta era um incógnita, essa era a chance de apagar o fantasma de 98 e voltar a ser o melhor. Não deu outra. Com 8 gols, algo que não acontecia desde 74, Ronaldinho foi artilheiro da Copa, marcando dois na final contra a Alemanha, ajudando o Brasil a vencer o penta.


Desde 2002 até hoje, Ronaldo,que hoje atua pelo Real Madrid, alternou altos e baixos, com muitas lesões, desconfianças e sempre com gols. Muitos gols, que sempre foram a forma de Ronaldo calar os críticos. Hoje, definitivamente ele entrou para a história. Pode não ser o mesmo. É claro, os anos se passam e infelizmente o tempo não para. Mas é certo que Ronaldo ainda é muito importante para o Brasil e que sua presença decisiva nos deixa, sem dúvida, mais credenciados para o hexa.

2 Comments:

Anonymous Anônimo said...

Lamento desapontar oe meus amigos brasileiros, mas eu não sou fã de Ronaldo.
Ronaldinho Gaúcho sim ! É o melhor do mundo !
Kaká também é fantástico.
Robinho, Juninho etc.de todos eles eu gosto muito.
De Ronaldo Nazário de Lima não.
O motivo é simples: Acho que ele podia ser muito melhor do que é, podia ser dos melhores do mundo de todos os tempos, e só não é porque se está "borrifando" para a sua profissão, perdendo-se nas noites de Madrid, nas doçuras das Milenes, das Danielas e das Raícas, nos milionários contratos publicitários, numa infinidade de coisas que não lhe deixam tempo para treinar, e que fazem dele uma rica e aburguesada estrela mediática, das revistas, das festas, mas cada vez menos dos estádios.
É claro que agora está fazendo o que pode, mas quem não treina um ano inteiro como deve, tem forçosamente que se ressentir.
Quem vê semanalmente os jogos do Real Madrid sabe do que falo. É seguramente o jogador mais vaidado do Santiago Bernabeu.

8:06 AM  
Blogger Rakal D'Addio said...

Aqui no Brasil ele vem sendo muito questionado também, eu particularmente gosto dele, mas isso não é consenso.

7:01 PM  

Postar um comentário

<< Home