<$BlogMetaData$>

sexta-feira, junho 30, 2006

Alemanha 1 X 1 Argentina - Pênaltis (4 X 2)

Um jogo digno de copa do mundo, um grande confronto entre dois campeões mundiais. As duas seleções tendo sobre si grandes responsabilidades. De um lado os alemães, donos da casa e jogando com o apoio da torcida tentando repetir o feito de 1974, quando também jogando em casa, derrotaram na final o time holandês, mais conhecido como “laranja mecânica”, tido por muitos como um das maiores equipes de todos os tempos. Do outro os argentinos tentando apagar a péssima impressão deixada no mundial anterior, quando a equipe foi eliminada logo na primeira fase da competição.

A partida começa com a Alemanha tentando, como nas outras partidas que disputou, impor seu ritmo de jogo, um jogo rápido pelas pontas, tentando sufocar o adversário para conseguir um gol logo no inicio. Mas ao contrario do que aconteceu anteriormente nesse mundial, os alemães estavam enfrentando um time que poderia suportar isso e alem disso, poderia anular essa estratégia. Foi o que aconteceu. Os argentinos com uma marcação muito forte no meio de campo, impedia os avanços dos comandados de Klinsmann, ficavam sem opções de jogadas quando chegavam ao meio do campo. Com isso a única chance real de gol dos alemães foi uma cabeçada de Ballack aos 16 minutos de jogo. A Argentina por sua vez, tocava bem a bola distribuindo bem suas jogadas tendo também maior posse de bola durante todo o primeiro tempo. Mas apesar de ter maior posse de bola, a equipe de Pekerman também não conseguiu criar grandes chances de gol na primeira etapa, ficando limitada a algumas jogadas de Tevez.

Na segunda etapa as equipes voltaram sem alterações e logo no primeiro ataque argentino, Riquelme bateu escanteio pela direita do ataque e o zagueiro Ayala colocou a bola nos fiundos da rede de Lehmann.

Esse gol fez com que a equipe germânica despertasse para a partida. Mesmo com uma nova postura, o time da Bavária tinha sérios problemas para atacar, já que suas jogadas pelas pontas estavam bem marcadas. Sendo assim, a primeira chance para o empate só apareceu aos 19 minutos, Ballack desperdiçou a chance. Só aos 35 minutos, em um cruzamento de Ballack, a bola foi desviada por Borowski e o artilheiro do mundial Klose não perdoou empatando a partida. foi o quinto gol de Klose nessa copa.

Na prorrogação nenhuma das equipes arriscou muito e praticamente esperaram o tempo passar para poder decidir a sorte nas cobranças de penalidades.

Nas cobranças de pênaltis Lehman pegou os pênaltis de Ayala e Cambiasso. Para a Alemanha, Neuville, Ballack, Podolski, Borowski converteram suas cobranças classificando sua seleção para as semi-finais. Os alemães esperam o vencedor do confronto entre Itália e Ucrânia.


Texto por Renato Sardim, Análise Tática por Rakal D'Addio, Arte Gráfica por Marcel Jabbour.