<$BlogMetaData$>

quinta-feira, junho 29, 2006

Confrontos históricos – Brasil x França (1986)

Pela sétima vez na história e pela segunda vez em Copas do Mundo Brasil e França se confrontariam, a seleção brasileira havia perdido uma única vez em toda história para seu rival, a derrota aconteceu em 1978 num amistoso em Paris, onde o time “canarinho” perdeu para os europeus por 1 a 0, gol marcado pelo craque Michel Platini aos 86 minutos de jogo.
Em 1986 a história foi um pouco diferente, os times se enfrentavam nas quartas-de-final da Copa do Mundo do México, a equipe dirigida por Telê Santana sofria fortes críticas por parte da imprensa nacional, que não concordava com o esquema tático adotado (como agora). Telê utilizava dois cabeças de área que tinham a função de manter a defesa protegida, os jornalistas não concordavam com isso, pois, achavam que o time brasileiro deveria ser mais ofensivo e mostrar um futebol mais bonito (como agora).
Dias antes da partida contra os franceses o treinador brasileiro relatou a imprensa que manteria o esquema, que até então, segundo Telê era muito eficaz, já que o Brasil havia passado pelas 4 primeiras partidas sem sofrer um único gol.
O jogo contra a França ocorreu no dia 21 de junho no estádio Jalisco, em Guadalajara. A seleção “canarinha” começou melhor a partida e aos 18 minutos abriu o placar com Careca (1 x 0). Após o gol o Brasil continuou mandando no jogo, porém, por uma dessas fatalidades do futebol a França empatou, após cruzamento de Rocheteau a bola desviou em Edinho e sobrou para Michel Platini que empatou o jogo (1 x 1). Assim terminou o primeiro tempo.
Na segunda etapa a equipe comandada por Telê Santa continuou melhor e pressionava o adversário, Zico (entrou no lugar de Müller) teve a chance de desempatar num pênalti sofrido por Branco, porém, o "galinho" chutou nas mãos do goleiro Joel Bats. O segundo tempo terminou com mesmo placar que começou (1 x 1) e agora as equipes tinham a prorrogação pela frente.
Na prorrogação nada mudou e a partida foi para os pênaltis. Julio César e Sócrates desperdiçaram suas cobranças, já o francês, Bruno Bellone chutou o seu na trave, mas em uma dessas peças do destino a bola bateu nas costas do goleiro Carlos e entrou. A França conquistou a vitória no pênalti batido por Luiz Fernandez, que eliminou o Brasil da Copa (4 x 3 nos pênaltis).
Após alguns dias a FIFA divulgou um comunicado onde relatava que o árbitro romeno, Ioan Igna, havia cometido um equivoco ao validar a cobrança de Bellone, aumentando ainda mais a frustração do povo brasileiro.

9 Comments:

Anonymous Anônimo said...

Valeu a visita ao meu site, em www.leonardo.ws

Muito bom seu blog, ainda mais tendo como tema essa paixão nacional. O meu eu alterei bastante em função da Copa.

Um abraço, e continue o bom trabalho!

Leonardo

8:00 PM  
Anonymous Anônimo said...

Parabéns pela excepcional reportagem...

passe pelo nosso blog n brasil: http://ofinodabola.zip.net

será que vamos nos pegar nas semifinais???

grandes baraços

8:45 PM  
Blogger Walking said...

oi,

valeu seu comentário no meu blog,http://copa-mundo.blogspot.com/ mas tem lá torcedora asisticas na copa.

E se não encontrar tem outro blog que vc enconta de certeza http://futebol-jogadores.blogspot.com/

abraço

8:48 PM  
Blogger Walking said...

oi,

valeu seu comentário no meu blog, Copa do mundo mas tem lá torcedora asisticas na copa.

E se não encontrar tem outro blog que vc enconta de certeza Futebol, jogadores e clubes

valeu seu comentário

8:55 PM  
Blogger Ricardo Levy said...

Valeu gente por passarem por aki
Gostei do blog d todos
Mas se puderem visitar o DILETRA e ler as matérias tbm, eu acharia muito legal
Valeu galera

9:20 PM  
Blogger Renato Sardim said...

legal essa ideia de mostrar os outros confrontos em copas contra a França,,,,,

Vamos aposentar o craque françes!!!!! huahuahuhuahu

9:23 PM  
Anonymous Anônimo said...

Gostei da matéria
Só queria lembrar que Zico estava machucado e cobrou a penalidade assim que entrou. Ele ainda estava frio outropoderia ter cobrado

9:23 PM  
Anonymous Anônimo said...

Estou aqui fazendo a visita pedida,esse confronto eu não tive a oportunidade de acompanhar,mas tds lembram dele,e em 98 então nem se fala,mas acho que desta vez o Brasil passa,vamos ver né
Te add nos meus favoridos la,sempre que der passa la tbm

T+

12:09 AM  
Anonymous Anônimo said...

Gostei da comparação que você fez entre alguns momentos da seleção com a seleção atual, tomará que os resultados sejam diferentes. Muito legal seu blog, eu comento sozinho mesmo no meu blog que você visitou e cordialmente me deixou um recado, espero manter contato com você, caso tenha msn e quiser conversar sobre futebol entre em contato comigo para trocarmos boas ídéias.
Parabéns pelo blog.
Vic Michelotti

11:19 AM  

Postar um comentário

<< Home