<$BlogMetaData$>

quarta-feira, junho 28, 2006

Confrontos históricos – Brasil x França (1958)

Pela primeira vez em Copas do Mundo Brasil e França estavam frente à frente, antes havia ocorrido apenas um jogo entre as duas equipes, um amistoso em 1930 no qual a seleção brasileira derrotou os franceses por 3 a 2 no Rio de Janeiro.
Em 1958 na Copa do Mundo da Suécia, a história se repetiu e a seleção “canarinha” voltou a vencer os europeus após uma exibição de gala do então menino Pelé.
Os franceses eram os favoritos para conquistar a vitória, a revista “France Football” alguns dias antes do confronto divulgou sua opinião a respeito da equipe brasileira. Os jornalistas franceses relataram que o Brasil não poderia conquistar o título, pois, apesar de ser uma “equipe formada por grandes craques, todos são extremamente imaturos, emocionalmente vulneráveis, que possuem grandes dificuldades de adaptação a ambientes de competição, despreparados emocionalmente, enfim, sem condições de conquistar o titulo mundial”.
Os brasileiros não ligaram para as críticas dos jornalistas franceses e no dia 24 de junho de 1958 entraram no estádio Rasunda, em Estocolmo, prontos para provar aos 27.100 pagantes quem realmente eram os melhores do mundo.
Logo aos 2 minutos de jogo o atacante Vavá abriu o placar para os brasileiros (1 x 0), porém, a França não demorou para empatar, 7 minutos após o primeiro gol da seleção “canarinho” o jogador francês Just Fontaine igualou o placar (1 x 1).
O jogo começou a ficar nervoso e aos 37 minutos Vavá entrou com força excessiva em cima do zagueiro Robert Jonquet, o jogador francês foi obrigado a abandonar a partida, pois no lance ele acabou sofrendo uma fratura na perna.
Após o atendimento ao zagueiro francês a partida continuou e aos 39 minutos Didi fez o segundo gol dos brasileiros (2 x 1). Assim terminou o primeiro tempo, com o Brasil na frente e com Pelé devendo um golzinho.
Na segunda etapa Pelé mostrou aos franceses como se joga futebol, aos 52 minutos de jogo o então menino de 17 anos marcou o terceiro gol brasileiro (3 x 1). Não demorou muito e o menino da Vila Belmiro marcou mais dois, um aos 64 e outro aos 75 minutos de partida (5 x 1). Os franceses se abateram em campo e viram que não daria mais para virar o placar, porém, aos 83 minutos o atacante Roger Piantoni conseguiu diminuir o vexame marcando mais um gol para a França (5 x 2).
O Brasil estava classificado para final e teria pela frente os donos da casa, a Suécia, como todos sabem vencemos e nos consagramos campeões mundiais.

2 Comments:

Blogger Walking said...

Eu gostava de trocar links dos vossos blogs com os meus, se vc quiserem deixem por favor um mail la no blog da copa do mundo, pois como eu tenho de aprovar os comentário, eu vvejo , nao aceito e portanto ninguem ve o mail e mando mail pra voces

obrigado

9:02 PM  
Anonymous Anônimo said...

Olá!
No lance da fratura da perna do zagueiro francês a entrada do Vavá é violenta e no terceiro gol o mesmo Vavá que cruza a bola para Pelé estava impedido na jogada. O bandeira, melhor colocado, marca o impedimento e o árbitro manda seguir. O goleiro, que falha ao soltar a bola, viu o bandeira marcar e reclama do impedimento.

11:03 PM  

Postar um comentário

<< Home