<$BlogMetaData$>

segunda-feira, junho 26, 2006

Suiça 0 X 0 Ucrânia - Pênaltis (0X3)

Suíça e Ucrânia disputaram hoje, um lugar nas quartas-de-final da Copa do Mundo.O vencedor desse confronto pega a seleção da Itália na próxima fase do torneio. Os suíços chegaram as oitavas-de-final depois de ter ficado com a primeira colocação no Grupo G, grupo esse que tinha a França como favorita para ser a primeira colocada, graças a duas vitórias e um empate, e ainda com o interessante fato de ser a única equipe a não ter sofrido nenhum gol até agora. Já a Ucrânia, não começou bem a competição, sendo goleada pela Espanha (4 a 0) em sua estréia, mas os antigos integrantes da extinta União Soviética, responderam com um resultado idêntico diante da Arábia Saudita, antes de derrotarem a Tunísia por 1 a 0, garantindo um lugar entre as 16 seleções classificadas.

A partida não teve lances de emoção, nenhuma das equipes fez muita questão de procurar o gol durante os noventa minutos, parecia que desde o começo os jogadores estavam esperando ansiosamente as cobranças de pênaltis. O jogo foi marcado também por um menor número de jogadas violentas, com apenas um cartão amarelo para o suíço Barnetta.

A Ucrânia tentou desde o começo do jogo, pressionar a saída de bola dos suíços, mas isso não deu muito certo e os ucranianos não conseguiram fazer com que essa pressão na saída de bola se transformasse em domínio real do jogo.

Aos 13 minutos a primeira grande chance de gol do jogo foi criada em uma saída de bola errada da Ucrânia e Wicky aproveitou para chutar contra a meta do goleiro Shovkovskyi.
Depois de um tempo de bola rolando a estratégia da Ucrânia, começou dar frutos. Avançando pelos lados e trocando passes rápidos, a equipe dirigida por Oleg Blokhin conseguia avançar constantemente em velocidade, mesmo que as jogadas não terminassem em boas finalizações. As melhores chances de gol criadas, foram em jogadas de bola parada, e aos 20 minutos, Shevchenko quase marcou, depois de uma cobrança de falta pelo lado esquerdo do campo.

Com a defesa fortalecida, depois da saída do jovem Djourou, a Suíça voltou para o segundo tempo ainda sofrendo um pouco com a presença maciça da Ucrânia em sua intermediária, mas conseguia interceptar facilmente as tentativas do adversário.Com exceção das faltas e escanteios.

A Ucrânia continuava a ser a equipe mais perigosa. Aos 29min, o zagueiro Gusin quase marcou ao se antecipar aos zagueiros da Suíça e mandar a bola, de cabeça, muito próxima à trave. A partir daí, as duas equipes passaram a evitar riscos e levar o jogo para a prorrogação.

Mas nem mesmo o tempo extra fez com que as duas equipes decidissem correr riscos para buscar a vaga nas quartas sem a necessidade da disputa por pênaltis. Nos últimos 15 minutos da prorrogação, as duas equipes praticamente gastaram o tempo e evitaram jogadas que pudessem proporcionar contra-ataques vindo dos adversários empurrando assim a decisão para a disputa por penalidades.

Nos pênaltis a Ucrânia venceu por 3 a 0, e já começa a pensar no confronto das quartas-de-final, contra a tradicional seleção Azzurra, que venceu a Austrália por 1 a 0.

Texto por Renato Sardim, Análise Tática por Rakal D'Addio, Arte Gráfica por Marcel Jabbour.

1 Comments:

Blogger Zé Maria (ou não) said...

Foi sem dúvida dos piores jogos do Mundial, nem os penaltys conseguiram tirar-me o sono. Aliás, em termos exibicionais, não está a ser lá grande campeonato do Mundo...

Cumps
Falta de Jeito

8:14 PM  

Postar um comentário

<< Home