<$BlogMetaData$>

sábado, junho 17, 2006

FRANÇA - OPINIÃO

Em sua partida de estréia na Copa a França decepcionou e empatou com a Suiça.
O placar em si - zero a zero - já é motivo para lamentos, mas não foi apenas isso, os Bleus realizaram uma apresentação pífia, indigna de uma seleção que é colocada dentre os favoritos para a conquista do Mundial.
O motivo exato para o futebol demonstrado ainda não se sabe, porém pode ter algo relacionado com a indefinição da equipe titular.
Embora tenha jogado todos os amistosos de preparação com Florent Malouda fazendo a função de volante pela esquerda, amistosos, que diga-se de passagem, a França venceu, o treinador Raymond Domenéch preferiu que Franck Ribery começasse a primeira partida de sua equipe como titular da posição até então exercida por Malouda, Ribery foi mal, tanto é assim que foi subsituído no segundo tempo, e a França também.
França no estréia da Copa.
Além disso, momentos antes do início da Copa a França não sabia quem seria o parceiro de Thierry Henry no ataque, os candidatos eram Trezeguet, o antigo companheiro, e Saha que vive ascensão no Manchester United, mesmo assim nenhum dos dois foi titular contra a Suiça, quem começou jogando foi Wiltord, que até então nem era cotado para a vaga.
Por mais que Zidane, Vieira e Henry joguem juntos desde a EuroCopa de 2000 a França perde com a falta de definição entre os titular, isso porque os atletas que dão o sangue novo a equipe precisam jogar para conseguir se entrosar com os demais atletas.
Entretanto é preciso ressaltar que Domenéch foi obrigado a mudar seus planos após a volta de Zidane, Makelele e Thuram aos Bleus, isso ocorreu há poucos jogos do fim das Elimintatórias Européias.
Tal fato diminuiu drásticamente o tempo de preparação do treinador, uma vez que ele teria que encaixar os três jogadores e para isso seria obrigado a montar outro time, mas é exatamente por isso que ele não poderia desperdiçar tempo e partidas com testes, sejam eles de esquemas táticos, jogadores etc.
França após a volta dos veteranos.
A impressão que fica agora é que Domenéch não sabe qual a melhor formação para sua seleção e por isso ele utiliza as partidas da Copa do Mundo para experimentar.
Não deveria ser assim.