<$BlogMetaData$>

domingo, junho 25, 2006

Portugal 1 X 0 Holanda

Esse Portugal x Holanda sem dúvida entrará para história dos Mundiais. Não pela beleza do espetáculo, mas pelo nervosismo. Não há exageros se dissermos que essa partida foi uma batalha.

1º TEMPO

Portugal foi melhor na partida durante boa parte da primeira etapa. Aproveitando o talento de seus jogadores de meio campo, os portugueses tocaram melhor a bola e mereceram o gol, que saiu aos 23 minutos. Em uma troca de passes pela direita, Pauleta recebeu a bola e achou Maniche dentro da área. O meia cortou um zagueiro e chutou forte para fazer 1x0.

O primeiro tempo também teve como destaque o árbitro russo, Valentin Ivanov. Ele errou em não expulsar o zagueiro Boularhouz, que deu uma entrada violenta em Cristiano Ronaldo. O jogador português tentou permanecer em campo, mas acabou sendo substituído por Simão. O juiz também prejudicou os holandeses ao não dar pênalti em Robben, que recebeu uma voadora de Nuno Valente.

Ainda na primeira etapa, Costinha, que não é o piadista, armou uma brincadeira de mau gosto para Felipão. O volante já possuía cartão amarelo e, em um lance infantil, colocou a mão na bola, sendo expulso de campo.

2º TEMPO

O segundo tempo começou com a maior chance da Holanda para empatar o jogo, após cruzamento de Robben a bola sobrou para Cocu que , posicionado na área sem marcação, mandou um petardo no travessão.


Mas o que realmente marcou essa etapa foi o caráter agressivo e brigado.

Primeiro vamos às expulsões:

Aos 17, Boularhouz(lembra dele?) deixou o braço no rosto de Figo, já tinha amarelo e...Bingo!Varmelho pro zagueirão.

Aos 33, Deco, já devidamente amarelado, retardou a reposição da Holanda e.....tchanam!Vermelho!

Talvez por inveja, seu companheiro de Barcelona, Van Bronckhorst, deu uma entrada dura em Tiago. Que surpresa....cartão vermelho!

Além das expulsões houve cabeçada de Figo em Van Bommel, empurrão de Heitinga em Petit e sete cartões amarelos e por ai vai.

No meio de tanta confusão, também houve um pouco de futebol. É claro que devido as circunstâncias de jogo, muitas vezes a tática foi deixada de lado e o que contou mesmo foi a raça.

Com a expulsão de Costinha, Felipão tirou Pauleta e colocou Petit para remontar o meio de campo. Com isso, Figo, Simão e Deco eram os responsáveis pelos ataques, na verdade contra ataques portugueses.

Já Van Basten trocou Mathijsen por Van Der Vaart, deixando sua equipe mais ofensiva no meio campo. Mesmo assim, as jogadas mais perigosas continuavam sendo criadas pelas pontas, com Robben e Van Persie. Cocu teve a chance de empatar a partida, mas o chute explodiu na trave.

Conforme as expulsões foram acontecendo e o tempo foi passando, os holandeses passaram a explorar as bolas cruzadas na área. O tipo de jogada ideal para o trombador Nilsterooy. Mas Van Basten prefiriu deixar o matador no banco e fortaleceu o ataque com Hesselink.

A substituição tardia não surtiu efeito e a batalha acabou, depois de muita catimba no melhor estilo Felipão, a partida terminou aos 51 minutos(!!!), com Portugal avançando às quartas para enfrentar a Inglaterra.

Análise Tática por Rakal D'Addio, Arte Gráfica por Marcel Jabbour.