O Diletra procura relatar o jogo de uma forma descontraída e divertida, para facilitar sua leitura, as perguntas e respostas são uma tentativa de obter isso.
P - Inglaterra e Portugal!!! Eles já não tinham se enfrentado na Eurocopa de 2004?
Isso. Naquela oportunidade a partida foi para os pênaltis depois de um empate por 2 X 2 na prorrogação, naquele dia o goleiro Ricardo pegou uma penalidade e converteu outra, o transformando no herói do dia.
P - Que legal. E hoje como foi?
Até então Portugal realiza boas apresentações na Copa, já a Inglaterra desapontava.
P - E daí?
Bom, com a ausência de Deco os lusos não repetiram o futebol apresentado anteriormente, seu substituto, o volante Tiago, não possui as características necessárias para suprir a falta do camisa 20, por isso os portugueses giraram a bola no campo de ataque raras vezes, as principais jogadas deles aconteciam com os pontas Figo e Cristiano Ronaldo, principalmente em contra-ataques.
P - E a Inglaterra?
Tiveram um desempenho muito melhor, isso porque jogando contra uma equipe que saí para o jogo, eles encontraram espaço para trocar passes e com isso os ingleses conseguiram utilizar as virtudes de seus quatro meias - Beckham, Lampard, Gerrard e Joe Cole - além disso o canadense naturalizado inglês Owen Hargreaves garantia proteção a zaga, possibilitando as subidas dos laterais, principalmente de Ashley Cole, que estava apagado nessa Copa.
P - E porque a Inglaterra não marcou gols se ela estava melhor?
Porque ela não conseguiu criar jogadas efetivas e quando conseguiu pecou na hora de finalizar, aos 58 minutos, por exemplo, o meia Lennon, que entrou no lugar de Beckham, fez ótima jogada pela direita e tocou para o centro da área, Rooney furou e Joe Cole isolou a bola.
P - Portugal criou algo através dos contra-ataques?
Sim, por exemplo, aos 38' o ponta Figo fez boa jogada pela esquerda, ele conseguiu entrar na área, mas chutou para fora.
P - E as duas equipes permaneceram assim durante todo o jogo?
Nãããããããoooooooo.
P - Por que?
Para ser sincero, acredito que até demorou para isso acontecer...
P - Demorou o q??? O q????? Fala!!!!!
Se você não me interrompesse eu já teria dito.
P - FALAAAAAAAAAAAAA!!!!
Então, como eu estava dizendo antes de ser interrompido, aos 61min Rooney pisou no zagueiro Ricardo Carvalho, o árbitro viu e expulsou o atacante inglês.
P - E o que mudou?
De certa forma tudo. Porque a Inglaterra recuou e passou a viver de contra-ataques armados, principalmente, por Lennon, já os lusitanos conseguiram trocar passes no campo de ataque, isso porque o English Team deu o campo de defesa para Portugal.
P - Aconteceram jogadas perigosas?
Sim, por parte dos comandados de Felipão, as 78' Figo alçou bola a área, ninguém conseguiu cabecear, mesmo assim o lance ainda foi perigoso, uma vez que a esférica iria para dentro do gol se Robinson não a espalmasse, no rebote Simão deixou Nuno Valente de frente para a meta e não fosse o zagueiro Ferdinand para travar o chute do lateral a prorrogação poderia nem ter ocorrido.
Oito minutos mais tarde Cristiano Ronaldo, da direita, cruzou bem, Hélder Postiga se esforçou, mas não alcançou a bola.
P - A Inglaterra não criou nenhuma jogada? Que triste!
Não é bem assim, eles criaram, aos 83 minutos, por exemplo, Lampard cobrou forte uma falta de longe, o arqueiro Ricardo espalmou e se Lennon não tivesse arrematado fraco a partida também poderia ter terminado aos 90'.
P - Tá bom então. Fale da prorrogação.
Vou falar do segundo tempo, porque ocorreram dois lances curiosos, aos 106min Lennon criou boa jogada, com direito a bola em baixo das pernas, ele driblou dois adversários e dentro da área foi parado por Nuno Valente, se foi com falta ou não é dificil dizer, mas o juiz poderia ter marcado pênalti, embora ele tenha preferido não fazer isso.
No lance posterior o camisa onze Simão cruzou para Hélder Postiga, um dos heróis da classificação na Euro 2004, ele marcou, porém o árbitro assinalou empedimento.
Caso o argentino Horácio Elizondo, que apitou o jogo, tivesse tomado decisões opostas nestas duas jogadas as penalidades, provavelmente, não teriam acontecido.
P - Então, a partida foi para os pênaltis, né?
Isso.
P - Quem ganhou?
Será que você pode esperar?
P - Posso, contra vontade, mas posso.
Então, Lampard foi o primeiro a cobrar e Ricardo brilhou novamente ao defender.
Depois Simão marcou, parecia que a Euro 2004 voltaria a acontecer, entretanto Hugo Viana e Petit, os próximos batedores de Portugal, erraram, enquanto Hargreaves converteu sua penalidade.
P - Então a Inglaterra ganhou? Eles estão na semi?
Não, porque Ricardo realmente brilhou, ele defendeu os pênaltis batidos por Gerrard e Carragher, enquanto Postiga e Cristiano Ronaldo fizeram o gol. 3 X 1 e Portugal espera o vencedor de Brasil e França.
P - Posso perguntar mais uma coisa?
NÃO! Faltam 3 minutos para as 4 horas, o jogo do Brasil vai começar e eu quero ver, eles já até tocaram os hinos.
Tchau.
P - Mas.....mas........mas..............................
Análise Tática por Rakal D'Addio, Arte Gráfica por Marcel Jabbour.
2 Comments:
Grande Ricardo! É um orgulho ser o GR do meu Clube...Sporting Clube de Portugal!
Portugal vai vingar o Brasil c/ 2 bolas a zero!!!
http://bancadadirecta.blogspot.com
Saudações desportivas
FORÇA TUGA
SLB 4EVER
Postar um comentário
<< Home