<$BlogMetaData$>

sábado, julho 01, 2006

Confrontos históricos – Brasil x França (1998)

Após contarmos aos nossos leitores sobre a história dos dois primeiros jogos entre Brasil e França em Copas do Mundo, chegou à vez de relembrar a fatídica derrota na final da Copa de 1998 (último confronto entre as duas equipes no mundial).

O jogo ocorreu no dia 12 de julho, no estádio Stade de France em Paris. Pela segunda vez consecutiva o Brasil chegava a uma final de Copa do Mundo, porém, infelizmente para nós brasileiros, a história foi completamente diferente do ano de 1994.

Os problemas da equipe treinada por Mario Jorge Lobo Zagallo começaram já na concentração, quando o lateral esquerdo Roberto Carlos notou que seu companheiro de quarto, Ronaldo “fenômeno”, sofria uma convulsão. O lateral saiu correndo para buscar ajuda e ao retornar com os médicos ao quarto observou que o atacante havia parado de se contorcer, porém, ainda apresentava um aspecto pálido e se mantinha desacordado.

O departamento médico da seleção brasileira resolveu encaminhar Ronaldo a um hospital, onde o atacante receberia maiores cuidados e realizaria exames que informariam aos clínicos a gravidade do problema. Após diversos exames, os médicos chegaram à conclusão que o problema não era sério e retornaram com o “fenômeno” para a concentração. No hotel, Ronaldo lanchou com os demais companheiros e se preparou para o jogo.

Ainda sem saber o que fazer, a comissão técnica resolveu relacionar o nome de Edmundo como titular na escalação oficial divulgada pela FIFA meia hora antes das partidas. Porém, após uma longa conversa entre Ronaldo e Zagallo, o treinador mudou de idéia e colocou o “fenômeno” em campo. O atacante atuou durante os 90 minutos. Hoje a pergunta que fica no ar é a seguinte: Sem Ronaldo, as coisas seriam diferentes? (Não sei).

No primeiro tempo a seleção “canarinha” esteve muito mal em campo, os franceses dominavam o jogo e desperdiçavam diversas oportunidades de gol. Mas aos 28 minutos, após escanteio cobrado por Petit, o craque Zindedine Zidane subiu mais que todo mundo e de cabeça abriu o placar (1 x 0).

O Brasil não melhorou após sofrer o gol e a equipe dirigida por Aimé Jacquet continuou controlando a partida, aos 45 minutos, quando os brasileiros torciam para que o juiz encerrasse o primeiro tempo, a França fez mais um. O gol foi novamente marcado por Zidane, após outra cobrança de escanteio (2 x 0). Assim terminou o primeiro tempo.

Na segunda etapa a seleção “canarinha” melhorou e partiu para cima dos franceses. Denílson, que entrou no lugar de Leonardo, acertou um belo chute na trave sustentando as esperanças de sua nação. Porém, restando dois minutos para o fim do jogo a França armou um contra-ataque que só terminou no gol de Petit (3 x 0).

Essa era a segunda vez que o Brasil perdia uma final de Copa do Mundo (a primeira aconteceu em 1950), para os brasileiros restavam as dores da derrota e a esperança sobre a nova geração.

Dos jogadores que estarão em campo hoje à tarde, pertenciam aos grupos de 1998:

Brasil - Dida, Cafu, Roberto Carlos, Ronaldo, Emerson e Zé Roberto (Zagallo era o treinador).

França – Barthez, Thuram, Vieira, Zidane, Henry, Trezeguet.