<$BlogMetaData$>

segunda-feira, junho 26, 2006

RAIO X - SUÍÇA E UCRÂNIA

Retrospecto do jogo

A Ucrânia joga a sua primeira Copa do Mundo e já consegue atingir a fase de oitavas-de-final, um feito bastante significativo para o time de Andriy Shevchenko. Já os suíços vêm para sua oitava participação em mundiais e a melhor colocação que atingiram foi um quinto lugar na Copa de 1954, quando jogaram em casa.

O encontro em Colônia será o primeiro neste nível de competição. As duas seleções já se encontraram no Campeonato Europeu Sub-19 da UEFA em 2004, terminando com um empate sem gols. Sete jogadores que participaram daquela partida, dois anos atrás, chegaram à seleção principal na Copa do Mundo da FIFA 2006. Os suíços são Blerim Dzemaili, Valon Behrami e Johan Djourou, e os ucranianos são Bohdan Shust, Dmytro Chigrynskyi, Oleksandr Iatsenko e Artem Milevskiy.

SUÍÇA

Mesmo não sendo a principal favorita para terminar em primeiro no Grupo G da Copa do Mundo da Alemanha, os suíços deixaram para trás times como o da França, ex-campeã mundial, e o da Coréia do Sul que havia feito ótima campanha no mundial anterior. Os jogadores calaram seus críticos e agora enfrentam a estreante Ucrânia nas oitavas-de-final, no estádio de Colônia.

Para essa partida a seleção suíça não poderá contar com o zagueiro do Arsenal Philippe Senderos, que teve um ombro deslocado no confronto contra a Coréia do Sul, em jogo valido pela primeira fase do mundial. No seu lugar entra o jovem defensor Johannes Djourou, também do Arsenal.

UCRÂNIA

A Ucrânia terminou em segundo a primeira fase do mundial, atrás da Espanha e deixando de fora a Tunísia e a Arábia Saudita. O time do técnico Öleg Blochin teve alguns problemas no início, chegando a parecer em determinado momento que eles estavam destinados a sair da Copa logo na primeira fase. Uma surra de 4 a 0 nas mãos da Espanha em sua primeira partida foi um duro golpe na auto-estima dos ucranianos, mas os Zbirna deram a volta por cima em sua segunda partida, contra a Arábia Saudita, vencendo pelo mesmo placar elástico. Os europeus, integrantes da antiga União Soviética, então conseguiram uma magra vitória por 1 a 0 sobre a Tunísia no encontro final do grupo, o suficiente para assegurar uma vaga entre os 16 classificados para seguirem na copa.

Nesse confronto, a Ucrânia joga todas as suas fichas no talento de seu atacante, considerado por muitos, um dos melhores atacantes do mundo hoje em dia. Shevchenko, que acertou transferência para o milionário time do Chelsea, tem na sua velocidade e precisão na finalização seus pontos fortes. Shev já marcou dois gols nessa copa e é um forte candidato a fazer o primeiro gol na equipe suíça.
Dados do Jogo
Local: Colônia
Horário: 16 horas
Fase: Oitavas-de-final
Escalações:
Suíça - Zuberbuhler, Djourou, Magnin, Vogel, Cabanas, Wicky, Frei, Barnetta, Mueller,Yakin, Degen
Ucrânia - Shovkovski, Nesmachniy, Thymosshyuk, Shevchenko, Shelayev, Gusev,Voronin, Gusin, Vorobey, Vaschuk, Kalinichenko