<$BlogMetaData$>

quarta-feira, julho 05, 2006

Portugal 0 X 1 França

"Avante, filhos da Pátria, O dia da Glória chegou."

A Marselhesa convoca os franceses a batalha, pois parece que os Zidane e companhia encarnaram esse espírito, se na primeira fase os "Bleus" decepcionaram ao empatar com Suiça e Coréia do Sul, na etapa seguinte derrotaram Espanha, Brasil e Portugal e agora tem pela frente a Itália, seleção que já havia enfretado na final da Eurocopa de 2000, competição que a França conquistou seu último título.

Assim como já haviam feito no embate contra o Brasil, os "Azuis" realizaram uma forte marcação em seu campo de defesa, todos os atletas - à exceção de Henry - recuavam, ensejando diminuir os espaços.

Ciente disso Portugal buscou atacar pelas pontas - os locais menos congestionados do campo - invariavelmente Figo e Cristiano Ronaldo davam velocidade a seu time, tanto Deco quanto os laterais encostavam para dar alternativas de passe.

Os lusitanos conseguiam trocar passes no campo ofensivo, mesmo assim encontravam dificuldades para criar chances ofensivas de gol, em função disso os atletas procuraram arriscar de fora da área, aos 5 minutos Deco finalizou forte, Barthez espalmou e a zaga francesa tirou a bola antes que Pauleta pegasse o rebote.

A França, até os primeiros 20 minutos de jogo, teve problemas quando tentou manter a esférica no campo de Portugal, posteriormente conseguiu ser bem-sucedida, mas ainda assim não criava perigo ao gol de Ricardo, uma vez que falhava ao transformar a posse de bola em chance de gol.

Às exceções aconteceram em jogadas individuais de Henry, aos 13' o atacante em jogada pela esquerda cruzou em diagonal para Ribery, que não alcançou, 14 minutos mais tarde, em jogada individual, o camisa 12 deu um drible de corpo em Miguel e finalizou fraco, para a sorte do arqueiro lusitano que realizou defesa simples.

Foi aos 32min que Henry fez a jogada da partida, ele dominou no meio da área e driblou Ricardo Carvalho, o defensor tocou a perna esquerda no francês, pênalti marcado pelo árbitro e convertido por Zidane.

Um a zero e assim como já havia acontecido na EuroCopa de 2000 Portugal perdia para a França em função de um gol do camisa 10 marcado em uma penalidade.

No segundo tempo os "Azuis" quase marcaram o segundo, logo no início da etapa a equipe teve duas chances, uma em uma jogada individual de Henry e outra em um chute de fora da área de Ribery.

Com 52 minutos Portugal conseguiu girar a bola no campo ofensivo, em um determinado momento Pauleta recebeu passe, girou e finalizou na rede pelo lado de fora.

Cerca de 20min mais tarde, o treinador Ramon Domenéch promoveu as entradas de Gouvou e Wiltord no lugar de Ribery e Malouda, respectivamente, assim como já tinha feito no último jogo o treinador abjetivava colocar atletas descansados nos flancos para iniciar os contra-ataques.

Felipão também mudou, ele tirou Costinha para o ingresso de Hélder Postiga, em razão disso a seleção lusitana passou a atuar com dois atacantes.

A partir daí os portugueses começaram a abusar de cruzamentos e lançamentos buscando os jogadores posicionados na área, entretanto tais passes longos pecaram na precisão, para a felicidade de Barthez e dos torcedores franceses.

Portugal ainda criou dois lances de perigo no final da partida:

Com 77min de jogo Cristiano Ronaldo cobrou falta de longe, Barthez bateu roupa, mas Figo cabeceou por cima da meta.

No finzinho, aos 91 minutos, a bola sobrou livre na entrada da área para o zagueiro Fernando Meira que pegou de primeira e mandou a bola para fora.

Fim de jogo, a França conseguiu a vaga para a final e graças a isso irá reeditar a final da Eurocopa de 2000, quando enfrentou a Itália, naquela oportunidade os "Bleus" se sagraram vencedores.

Por sua vez, Portugal disputa o jogo de terceiro e quarto e tenta igualar sua melhor classificação em Copas, a terceira colocação conquistada em 1966.

Análise Tática por Rakal D'Addio, Arte Gráfica por Marcel Jabbour.

8 Comments:

Anonymous Anônimo said...

Lamento a saída de Portugal... mas digo: por mais q Brasil e Portugal sejam fregueses da França, ainda prefiro França q Itália...

10:11 PM  
Blogger Talk Talk said...

Apesar de triste pla derrota só posso, como português, ficar contente e epserançado no futuro com o que a selecção tem feito nos ultimos 3 anos!!
Porttugal deu o salto! Deixou de ser a equipa respeitada mas outsider para ser uma equipa temida e real candidata a qualquer competição que participe! E isso é caso único para uma selecção dum pais com 10 milhões de habitantes que nunca ganhou uma grande competição internacional de paises!
Um abraço

5:34 AM  
Blogger Talk Talk said...

Embora lá bem atrás na minha árvore geneologica haja sangue francês... que ganhem os italianos!!

5:36 AM  
Blogger PiKiNiKi said...

Itália, pois claro.

Scolari...é um excelente condutor de homens, tacticamente é fraco, e arrisca mto pouco, Pauleta e Postiga não têm estofo para esta selecção.

6:13 AM  
Blogger Talk Talk said...

Deixo um apelo a todos:
Votem em http://fifaworldcup.yahoo.com/06/en/w/bypa/eligible.html para a eleição de Cristiano Ronaldo como o melhor jogador jovem do Mundial!! É que o Cristiano ia em primeiro lugar na eleição mas os ingleses lançaram uma campanha e estão votando no Luis valencia do equador que já está fora da Copa à 3 jogos!!! E tudo isso apenas porque foram derrotados por Portugal e estão com dor de cotovelo!!!

8:11 AM  
Blogger dezazucr said...

Vai ser um jogo e tanto. São sem dúvida as duas melhores equipas do momento e provavaram isso em campo contra adversários de respeito.

Eu aposto na França.

9:34 AM  
Blogger Sérgio de Oliveira said...

EXCELENTE !

9:35 AM  
Anonymous Anônimo said...

estava torcendo para que portugal vencesse,mas paciencia né

T+

11:31 AM  

Postar um comentário

<< Home